
24 Ago Sebastião Feyo de Azevedo | Cabeça de Lista à Assembleia Municipal
Sebastião Feyo de Azevedo encabeça a lista do PSD à Assembleia Municipal do Porto
O antigo Reitor da Universidade do Porto e Professor Catedrático revela as motivações que o levaram a associar-se à candidatura: “o Eng. Vladimiro Feliz será um grande Presidente para desenvolver o Porto, pensando na necessária melhoria das condições de vida dos Portuenses”; e “é preciso dar força às novas gerações comprometidas com os valores da social-democracia que proporcionaram, a nível europeu, bem-estar às populações”.
Sebastião Feyo de Azevedo é Cabeça de Lista à Assembleia Municipal do Porto
Foi apresentada a lista à Assembleia Municipal do Porto, encabeçada pelo antigo Reitor da Universidade do Porto, o Professor Catedrático Sebastião Feyo de Azevedo. É licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1973) e doutorado pela Universidade do País de Gales (1982).
Ao longo do seu percurso ocupou vários cargos de responsabilidade na cidade e no país, de que se destacam:
- Diretor da FEUP e Reitor da Universidade do Porto;
- Diretor Nacional do Instituto de Sistemas e Robótica; Reitor da Universidade Portucalense;
- Coordenador Nacional do Processo de Bolonha e representante de Portugal no Grupo Europeu de Seguimento do Processo de Bolonha (Bologna Follow-up Group), por nomeação da Ministra Maria da Graça Carvalho;
- Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros durante dois mandatos;
- Atualmente é membro do Conselho Social-Porto associado à atividade da Rede Europeia Anti-Pobreza.
Como reconhecimento nacional e internacional da sua atividade, recebeu diversas distinções.
A nível nacional releva mencionar:
- Grã Cruz da Ordem da Instrução Pública (2018);
- Associado Honorífico da Associação do Corpo Consular do Porto (2019);
- Medalha de Mérito Profissional, Ouro, atribuída pela Cidade de Vila Nova de Gaia (2018);
- Medalha de Ouro da Cidade de Paredes e o título de seu Cidadão Honorário (2016);
- Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros (2018);
- Membro Honorário e Medalha de Ouro da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2018);
- Membro Honorário da Confraria Gastronómica ‘Tripas à Moda do Porto’ (2016);
- Membro da Confraria Queirosiana (2015).
A nível internacional destaca-se:
- Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Estadual de Tbilisi, Geórgia, na ocasião das comemorações do 100.º Aniversário da Universidade (2018);
- Distinção Dieter Behrens Award 2013, galardão mais elevado da Federação Europeia de Engenharia Química, atribuído de 4 em 4 anos;
- Medalha ‘Amigo da Marinha do Brasil’ (2017).
A respeito das suas motivações para se associar ao PSD como candidato à Assembleia Municipal, nestas importantes eleições autárquicas, Sebastião Feyo de Azevedo apresenta dois grupos de razões, de natureza diversa, mas claramente convergentes:
- “Em primeiro lugar porque considero que o Eng. Vladimiro Feliz será um grande Presidente para desenvolver o Porto, pensando na necessária melhoria das condições de vida dos Portuenses, no necessário reforço do desenvolvimento regional, no contributo regional para o desenvolvimento nacional e no reforço da fundamental cooperação internacional. Vladimiro Feliz conhece muito bem a sua cidade, tem experiência executiva sólida de administração autárquica, tem visão consolidada de estratégias socioeconómicas para o desenvolvimento regional e tem um perfil humanista de grande sensibilidade social. Sendo Jovem, Vladimiro Feliz será o protagonista da necessária reforma geracional em tempos dominados pela transição digital e ambiental. É, pois, muito importante para o Porto, para o Norte e para Portugal apoiar o Eng. Vladimiro Feliz”.
- “Em segundo lugar, porque, na gravíssima situação sociopolítica do País, é preciso mais do que nunca estar presente, falar, dar força aos valores da social democracia que sempre abraçou, numa luta, que necessariamente deve ter dimensão nacional, contra uma estratégia de domínio social, económico e político que tem empobrecido o País de forma clara, não só em termos absolutos, como particularmente em relação aos países da União Europeia a que pertencemos: estratégia que se traduziu, na primeira década deste século, num endividamento galopante que conduziu à bancarrota e à humilhante intervenção internacional; estratégia que, nos 10 anos seguintes, conduziu paulatinamente à tomada do ‘bem público’ por uns tantos ‘atores’, com conluios sem controlo que factualmente produziram prejuízos públicos de dimensão nunca vista na História do nosso País. Por todas as razões, é preciso dar força às novas gerações comprometidas com os valores da social-democracia que proporcionaram, a nível europeu, bem-estar às populações que adotaram este modelo social e económico de desenvolvimento”.
O Professor Doutor Sebastião Feyo de Azevedo é, também, o Coordenador do Programa Autárquico, da equipa que me acompanha à Câmara Municipal do Porto. A lista é constituída por 6 independentes nos 39 efetivos, com 17 mulheres e 22 homens.
As principais características desta candidatura à Assembleia Municipal do Porto são:
- RENOVAÇÃO, com um conjunto de Cidadãos preparados para um novo ciclo na cidade do Porto, contribuindo para a implementação do Programa Autárquico do PSD ;
- ABERTURA, com integração de diferentes perfis multidisciplinares, políticos, profissionais, geográficos, etários e sociais;
- MÉRITO, com promoção das diversas experiências curriculares, políticas e cívicas, dando garantias de conhecimento das diversas prioridades da Cidade para os próximos anos.
O número 2 da lista é o gestor e empresário Portuense, Miguel Corte Real. Tem 35 anos é Vice-presidente do PSD Porto e Conselheiro Nacional do partido.
Em 3º lugar, Silvia Soares, licenciada em História e Pós-graduada em Recursos Humanos. Empresária na área dos RH e Formação.
Em 4º lugar, o economista e quadro de uma multinacional, Fernando Monteiro.
Em 5º lugar o antigo líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto, Manuel Monteiro.
Seguem-se nos 10 primeiros, a assistente social Patrícia Teixeira, o economista Nuno Borges, o presidente da JSD Porto, Rodrigo Passos, a empresário Paula Lopes e o gestor Francisco Lourenço.